Pesquisar
Close this search box.

MESA PARA UM de Beth O’Leary

Mulher lendo livro dentro de uma tenda e, ao lado, um zoom do livro que ela está lendo.

As três protagonistas levam bolo do mesmo homem em pleno Dia dos Namorados

COMPRE O LIVRO AQUI.

Longe de ser bobinho ou “menininha” Mesa Para Um, lançado pela editora Intrínseca,  possui 336 páginas e tem um final levemente triste com um super plot twist (reviravolta)! E valeu cada parágrafo. A autora best-seller Beth O’Leary sabe como prender seus leitores, pois mesmo quando a história parece nos levar para um lugar-comum, ela encontra um jeito de nos driblar. Seus romances têm um quê de suspense pelo fator “surpresa” e todos que li até o momento nos fazem refletir e possuem um Final Feliz.

O livro “Mesa Para Um”, no original “The No-Show” (ao pé da letra seria “O Bolo”, mas no sentido de levar um bolo e não de comer um) é dividido em capítulos sobre três personagens principais: Siobhan, Miranda e Jane. As três levam um “bolo” do mesmo sujeito no Dia dos Namorados. A gente vai conhecendo um pouco de cada uma delas e muito de Joseph Carter, o bonitão por quem todas elas são apaixonadas. Também ficamos revoltados com sua atitude, pois ele parece não se ter um motivo plausível para faltar aos encontros.

A história se passa um pouco na Inglaterra e um pouco na Irlanda. Siobhan é life coach, Miranda é arboricultora e Jane trabalha num brechó como voluntária. Carter é advogado e muito, muito, muito bonito e sedutor.

Final triste ou feliz?

Além de todas as personagens gostarem de Carter, elas todas trabalham e possuem um quê de insegurança. A autora aproveita para tratar assuntos nas entrelinhas como autoestima, relacionamentos em ambiente de trabalho, assédio e “sisterhood”. Siobhan tem medo de se relacionar, Miranda parece não saber ler os sinais e Jane quer se esquivar de qualquer chance de conexão, até mesmo de amizade. 

A história de todas eles se entrelaça e o final é surpreendente! A gente julga, a gente torce, a gente sente pena, a gente “shippa”! Acredito que se eu falar um pouco mais acabarei dando spoiler e este é um livro que não tem espaço para spoiler. Após o GRAN FINALE vale até reler o livro com outros olhos, pois a autora sabe linkar muito bem cada detalhe.

A questão da identificação

Pelo fato dos personagens principais de Mesa Para Um terem entre 30 e 40 anos, pude me ver neles. Lembrei de um bolo que levei, mas, felizmente, estava acompanhada de amigos este dia e não me frustrei. Acho que essa foi a intenção da autora neste título, pois suas leitoras – digo isso pois a maioria é mulher – possui entre 25 e 35 anos, segundo ela. Em suma: Quem nunca levou um “no-show” na vida, né?

Outro fato com que me identifiquei foi a atitude de detetive da Miranda, pois ela estava encucada e não quis deixar pra lá o incidente que a deixou com a pulga atrás da orelha (em um dos capítulos ela encontra uma via do pagamento de um café suspeito que Carter frequentou na véspera de se encontrar com ela). Eu sempre fui meio detetive de homem, sempre quis saber onde estava pisando, pois não tinha vontade e nem vocação pra corna.

Dos três romances que li da autora posso dizer com propriedade que qualquer livro da Beth O’Leary vale à pena! No entanto este foi o meu preferido pela questão de conseguir me colocar no lugar das personagens.

Indico sem medo de ser feliz!

OUÇA EPISÓDIO DO PODCAST AQUI.

Você também pode gostar:

TETO PARA DOIS

A TROCA

AMOR & GELATO

O VERÃO QUE MUDOU MINHA VIDA

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.